Dando continuide em minha busca pelas riquezas do rock feitas hoje em dia no Brasil fui parar em Itajaí ,Santa Catarina ,mais precisamente pra levar um papo com os caras da The Headcutters ,um quarteto de blues que consegue inacreditavelmente nos levar a uma outra dimensão musical, uma sensação semelhante a embarcar em uma maquina do tempo indo parar diretamente na essencia do estilo feito nas decadas de 40 e 50.
A banda é formada por Joe Marhofer na harmônica e vocal, Ricardo Maca na guitarra e vocal, Arthur “Catuto” Garcia no contra-baixo acústico e Leandro Cavera na bateria.
A historia aqui na real dispensa comentarios ,para voce ter uma ideia do que digo basta acessar o my space dos caras (http://www.myspace.com/headcutters ) e voce vai ter uma noção mais precisa do que digo e o porque deles estarem aqui ,neste espaço que nasceu para mostrar aqueles que levam a musica com " verdade " no coração e na alma e merecem muito mais reconhecimento .
Nino- Bom , para começar eu queria dizer que vocês me pegaram de cheio...como pesquisador do rock e toda sua historia eu jamais havia escutado uma banda com sonoridade que remetessse tanto aos velhos e lendários tempos deste riquíssimo cenário musical feito há decadas atras no blues de Chicago e nas proprias raízes profundas desta parte da historia e movimento cultural que um dia iriam parir o rock desde que as canções dos escravos tornaram-se o Blues ,qual o segredo para se chegar a um resultado tão devastador em termos de som?
Joe – Fala Nino!!!! Cara, antes de responder queria dizer muito obrigado pelo espaço e pela parceria com a Markadiabo!!!!!! Em relação a pergunta, cara, são anos de pesquisa e dedicação ao Blues...nao é fácil atingir esse timbre...mas o grande segredo é sempre buscar os mestres antigos Muddy Waters, Little Walter, Jimmy Rogers, Willie Dixon....enfim...tentar buscar a maneira ideal de captar a sonoridade e também os equipamentos que eles usavam na época...e o melhor de tudo é que ainda vamos melhorar nosso timbre no próximo Cd (risos).
Nino-Quais artistas vocês consideram as grandes almas do estilo que os influenciou?
Headcutters- Muddy Waters, Little Walter, Jimmy Rogers, Sonny Boy Williamsom II,Willie Dixon....e os grandes mestres dos Blues daquela época...mas com certeza esses aí citados são de longe a grande fonte da banda.
Nino- E na historia das harmônicas ,quem são os grandes mestres?
Joe- Little Walter, Sonny Boy I e II, Big Walter Horton, Sonny Terry. Esses caras são todos mestres da velha guarda blues que tocavam a gaita do jeito tradicional.
Nino- Ricardo,Você como guitarrista ,quem consideras os mestres do teu instrumento ,e digamos que fossemos dividir a pergunta em duas ,quem são os caras na linhas dos blueseiros de raiz e os caras mais atuais que marcaram ou seguem um estilo mais moderno ou surgido a partir dos anos 70 para cá ,qual a tua discoteca básica entre essas duas dimensões de uma mesma fonte ?
Ricardo – Somos meio “xiitas” no Blues (risos) é o jeito que o pessoal de São Paulo nos chama....tenho como inspiração e influencia total de Muddy Waters, Jimmy Rogers, Dave Mayers, Louis Mayers, Robert Nightwak, Robert Johnsom, Guitar Slim. Pra falar a verdade os anos 70 em diante já fogem do meu gosto particular...entao posso dizer que sou totalmente influenciado pelo Blues antigo....pois é lá que esta a fonte pra se beber! Seja vc rocker ou Bluesman....tá tudo lá!!!!
Nino-E o Arthur (bass) e o Leandro( batera) quem mais influencia no modo de tocar e compor de vocês?
Arthur- Willie Dixon (mestre) Big Crawford
Leandro – Fred Bellow, Odie Paine, Art Blakey, Papa Jo Jones, and many others!!!
Nino-Tendo em vista a participação e consagração de vocês no “Moinho estação blues festival” ,em Caxias no Rio Grande do sul e sabendo que em outros estados ,como no Ceará a cena de blues está favorecendo bastante o estilo ,vocês acham que essa tendência tende a se espalhar ,existe essa expectativa ,como nos festivais independentes de rock’n’roll ?
Headcutters – O blues está ganhando espaço sim, mas ainda achamos que falta um pouco pra melhorar (sempre) tem gente tocando blues no Brasil inteiro e no mundo inteiro...so falta talvez um pouco mais de paixão das pessoas pelo estilo...esperamos que melhore sempre...mas não é facil!!!
Nino-Lá fora os dois estilos mais tocados do blues são o mais texano ,o estilo de chicago e o mais contemporâneo que é o west coast ,vocês tocam um estilo mais linha Chicago porém muito mais vintage ,por isso raro de se ver ,já houve algum comentário de bandas gringas sobre voces e essa personalidade sonora anos 40?
Headcutters – Sim!!!!! Po ficamos muito contentes com isso....vários caras lá de fora fizeram comentários fantásticos sobre nosso som, inclusive caras que somos fãs!!!....rolando convites pra tocarmos fora e tudo mais....e o que mais nos deixou contentes é o convite da Pacific Blues Records pra fazermos parte do casting de artistas deles pra distribuição do nosso disco nos EUA!!!
Nino-Já houve propostas para tocar fora do país?
Headcutters – Sim!!! Vários.....mas infelizmente não tivemos ainda como ir.....$$$ mas não faltará oportunidade, as portas estão abertas!
Nino- Agora vamos tentar ver voces vivendo nesse equilibrio entre a vida fora da banda e como banda .
Existe apoio e interesse de gravadoras e empresários ao som da The Headcutters no Brasil ,ou o lance é mesmo matar no peito ,mesmo que existam festivais e casas voltadas ao gênero ,mesmo que ainda poucos ,voces percebem que esse interesse poderia ser maior e que isso ajudaria muita mais o Headcutters e o Blues em geral ou a banda ainda tem de se virar em seus trampos para manterem-se na ativa ?
Headcutters- Nossa cara!!! Temos que nos virar muito....tudo isso acontece com a gente, coisas legais e tals....mas temos sempre que nos virar pra máquina girar...é matar no peito mesmo....é foda bicho!!! Mas assim é que vamos...novos tempos....internet cd pirata e tals...mas uma coisa é certa o Blues nunca vai morrer!!!!
Nino-Falando em bandas nacionais ,tirando os medalhões,o que vocês consideram mais legal de bandas de blues rolando no país?
Headcutters – Alle Ravanelo, Tiffany Harp, Delones Blues e muitos muitos outros!!!!!
Nino-E os medalhões?
Headcutters – Cara! Várias!!!! Nossos grandes amigos e parceiros Igor Prado e Flavio Guimarães (Blues Etílicos)
Nino-Sabemos que a banda dividiu o palco com grandes nomes do gênero vindos lá de fora qual deles foram emocionantes de conhecer ?
Headcutters – Putzzzz pergunta difícil....podemos dizer que todos foram muito foda!! Mas o Eddie C. Campbell foi com certeza o que mais nos demos bem e foi muito legal conosco....chegando a mandar uma guitarra de Chicago por correio por Maca “a gift” from Chicago””” (risos)
Nino-Nos vários shows feitos pela banda, em algum deles aconteceu algum incidente estranho ,visto que o blues é cercado de lendas misteriosas já contadas por muitos artistas , já rolou algo com a The Headcutters?
Headcutters – Cara....até agora não!! Somente calotes mesmo!!!! (risos)
Nino-O que vocês tem a dizer e como surgiu essa idéia de gravar o novo álbum em um museu de Itajaí resgatando os moldes das gravações vintages ,o que podemos esperar de um projeto tão ousado e original ?
Headcutters – A idéia era antiga!!! Gravações em rolo de fita....chão de madeira...pé direito alto e equipos vintage vão levar a todos que ouvirem nosso som numa viagem “back to 50’ “
Nino-Se pagássemos alguém que não conhecesse nada de blues que álbuns vocês citariam para que essa pessoa absorvesse o estilo de forma que a encantasse ?
Headcutters – Muddy Waters Colletion e Little Walter Essencial!!!
Nino-Se a banda pudesse voltar no tempo e dividir o palco com um só artista que fera seria essa?
Headcutters – Ahhh com certeza o grande mestre Muddy Waters hehehehe
0 comentários:
Postar um comentário