Kurt Cobain deixou uma obra referencial para a geração pós Nirvana, o que muitos não sabem é o que servia de referencial para ele.
Tirando as grandes bandas que já são normais como portas de entrada ao universo do rock, Kurt logo passou a manifestar seu gosto por coisas bem diferenciais do rock alternativo e também do pop.
Quem conhece sua história sabe que ele curtia muito bandas como Oingo Boingo, algumas coisas bem new wave, Hc e Punk e por um bom tempo foi fissuradaço no classico debut do The Knack "Get the Knack", um albúm que ele levava a tira colo pedindo para que todos seus amigos ouvissem o disco.
Logo ele passou a desfilar com camisetas de bandas desconhecidas do publico em geral ,deixando bem claro, o que ele achava que as pessoas deveriam dar uma sacada.
A banda de San Francisco 'Flipper' foi uma delas, com tres discos oficiais lançados entre 82 e 93, foi uma banda que apesar de influenciada por Stooges, Pistols e MC5 alegava fazer a linha P.E.T Rock, uma auto definição particular do som arrastado e anti mainstream feito por eles.
O 'Flipper', mesmo sem atingir reconhecimento por parte da mídia, que os achava barulhentos demais, foi influencia direta no trabalho de bandas como o Nirvana ,Melvins e Mudhoney.
O R.E.M e o Faith no More, também mostraram reverencia ao grupo chegando a executar covers deles em apresentaçãos ao vivo.
O americano Daniel Johnston, que ficou conhecido em proporção maior graças ao documentario " The Devil and Daniel Johnston' foi outro que Kurt reverenciava, o artista cuja obra sempre fora perturbadora e estranha ganhou um grande culto nos anos 90, o fato de Kurt adora-lo ajudou bastante para que as pessoas se interessassem por seu trabalho.
Jad Fair, o fundador da banda americana 'Half Japanese'também era citado por Kurt e a exemplo de Daniel Johnston também possuia uma obra complexa e fruto de uma mente nada convencional.
Kurt tinha atração pelo lado negro da lua, definição do Pink Floyd para o universo mental sem retorno de Sid Barret após sua saída do grupo.
Jad costumava dizer "O único acorde que eu sei é aquele que conecta a guitarra para o amplificador".
Por último cito o 'The Wipers' ,uma banda pouco conhecida de punk rock 77 formada em Oregon e que foi muito cultuada por Cobain assim como outros artistas,deles o Nirvana fez covers de “D-7” e “Return of The Rat”,punk de primeira categoria, lembra bastante muita coisa do NIRVANA.
0 comentários:
Postar um comentário