terça-feira, 6 de abril de 2010

A HISTORIA DO ANVIL


A efervescencia de minha iniciação ao rock verdadeiro começou a virar doença em meados dos anos 80 com a explosão da New wave of british heavy metal na inglaterra, eu era um dos chamados metaleiros , a ridicula alcunha gerada após o primeiro rock in rio ,hoje em dia o fã de musica pesada é tratado de maneira mais decente ao receber o codinome de metalhead.
Naquela epoca tinha uma puta safra de bandas despontando ,toda e qualquer novidade que surgia nas paginas xerocadas da rock brigade virava febre ,em um momento daquele periodo alucinado nem sempre a qualidade era o que imperava ,o metal ainda tinha muito a amadurecer e isso aconteceria em um espaço super curto de tempo ,bastou o salto mortal evolutivo entre o incio do reinado da pegada tosca mas cativante do venom a chegada do impacto devastador do slayer,pra citar um exemplo.
Os canadenses do Anvil vieram cedo e marcaram seu nome na epoca ,"metal on metal" era um album aclamado naqueles dias ,mas não superaram a evolução absurda que o metal teve pouco tempo depois ,mesmo assim a banda figurou entre a força daquela geração que nascia ,mas foi apagando-se aos poucos da aclamação publica ,o memso eu posso dizer de bandas como krokus,raven,samsom e riot ,só para citar alguns ,ficando um escalão abaixo no ranking da supremacia.
As inumeras trocas de gravadoras ,as diferenças de sonoridade entre um produtor e outro a cada album lançado por eles( 13 ao todo)acabou prejudicando a vida da banda que literalmente reduziu-se a pó ,mesmo que lutando por reconquistar o brilho do passado até os dias de hoje.
Os grandes palcos ,as grandes multidões, reduziram-se a muquifos muitas vezes diante de ninguem para assisti-los ,mas mesmo assim o Anvil seguiu seu caminho com inabalavel fé.
O documentario "Anvil- the history of Anvil" ,partiu da ideia de um roadie que resolveu documentar o dia a dia de uma banda em declinio absoluto e sua tentativa de gravarem mais um disco e manterem-se vivos em nome de um passado.
O resultado é tocante ,avassalador ,genial e vem arrancando elogios rasgados da critica e colocando o Anvil novamente na ativa , abriram a primeira fase da recente "black ice tour" do Acdc, excursionaram com o Saxon ,participaram do the tonight show e nesse mes tocam em varios lugares no japão.
É certo que tudo isso vem impulsionado pela força do documentario e não especificamente pela explosão do som da banda ,embora ele esteja muito mais forte que antigamente,o que vale aqui é que os caras tem uma historia do caralho e isso sim acaba falando muito mais alto que tudo,mesmo que por traz de tudo possa existir um roteiro pra ajudar a nos encantar, metal on metal!!!.

1 comentários:

Mesmo um ano atrasada,como voce pediu eu entrei nesta "bosta" como voce disse, mas não achei bosta não, achei é muita coisa boa
Anvil é uma das minhas bandas favoritas, eu os assisti no Canadá no auge, puta porrada
to em novo endereço,porque o blogspot queria capar o blog
www.bordeldorock.wordpress.com
vou colocar um link lá para o seu blog
Beijos

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More