quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Histórico moinho de Mapledurham, local que se tornou lendário pela capa do primeiro e classico albúm do Black Sabbath.

Os caras do Black Sabbath, na época das gravações de seu primeiro disco entre 1969 e 1970 (quando foi lançado) andavam tão perplexos com o que estava acontecendo que não faziam idéia de muitas coisas que rolavam ao redor deles, uma delas foi a criação da capa de sua estréia em disco, que trazia uma figura sombria ,uma espécie de bruxa do século XVIII em um lugar realmente assustador e sinistro, a gravadora Vertigo já  havia decidido apostar na temática de horror proposta pela banda, após muita lábia do empresário deles Jim Simpson.
Mas o que acabou acontecendo é que quem se assustou mesmo acabou sendo a própria banda quando colocou as mãos na copia do disco,com a sombria capa da bruxa , da qual eles não fazem nem idéia de quem se tratava ser a modelo que pousou ou muito menos como foi feita e pior ainda foi se deparar com a a parte interna do disco com uma cruz invertida e um poema nos moldes de Edgar Alan Paul.
Com certeza isso daria problemas e deu, o disco acabou com a capa modificada nos Estados Unidos e as bruxas realmente estavam soltas e enlouquecidas  atras deles, tietes um tanto bizarras para quem queria ser como um Beatle, como o sonho de todo mundo naquela época.
A famosa capa foi feita no moinho de Watermill em Mapledurham  no condado Inglês de Oxfordshire  usado para a produção de farinha e derivados dela desde o século 15.








Atualmente, após o sucesso do albúm do Sabbath e a aparição em cenas do filme "The Eagle Has Landed" de 1976 o moinho, que tem sua usina á base de agua, tornou-se um grande ponto turístico na Inglaterra.
Um Lugar lindo e que sabe-se lá como conseguiu ser o cenário daquela que é considerada umas das capas mais assustadoras de todos os tempos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

V De Vingança - Cult Total de Alan Moore e dos irmãos Wachowski baseado em uma história real..


















O papel da literatura ou dos revolucionários anarquistas sempre foi coerente, a humanidade é acorrentada, a humanidade é manipulada, pela cultura do medo, pela cultura da propaganda, pela cultura da mídia.
Hannah Arendt, ja em 1942 citava muito em seu livro "Origens do Totalitarismo" sobre o controle absoluto do governo e tudo que o favorecia, em um regime fascista.
George Orwell, em 1948, retratava uma visão absolutamente controlada e monitorada por cameras em sua obra "1984".
A própria "Revolução do Bichos" revelava o final do poder do povo perante o domínio de um governo escroto e corrupto.
"V" é um fictício anarquista moderno assim como  Mikhail Bakunin, Pierre Joseph Proudhon, Max Stirner, Emma Goldman, Piotr Kropotkin e Henry David Thoreau, o Estado é visto como limitador da Liberdade, sendo assim Totalitário.
Tanto o enredo do filme quanto dos quadrinhos de Alan Moore e David Lloyd  se baseiam na "Conspiração da Polvora"  na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, a mascara de "V" tinha como inspiração as feições de um dos participantes desta tentativa de atentado, o responsável pelos barris de pólvora que iriam explodir o parlamento Guy Fawkes. Ambos os membros do plano acabaram descobertos e enforcados ,a captura de tais anarquistas  é até hoje comemorada no dia 5 de novembro como "A Noite das Fogueiras"


.

CURIOSIDADES ENTRE FILME E  AS EDIÇÕES EM QUADRINHOS.

Nas histórias em quadrinhos, o nome do ditador deste regime é "Adam James Susan". Na versão cinematográfica ele foi renomeado para "Adam Sutler", que em muito se parece com o de Adolf Hitler;
No enredo, a bandeira do partido que sustentava o regime totalitário possuía um símbolo com formas geométricas e ângulos retos, tal qual a suástica nazista. Além disto, a bandeira era de cores preta e vermelha, uma inversão das cores utilizadas pelo Partido Nacional Socialista Alemão (Partido Nazista);A história do ditador Sutler é quase igual a de Adolf Hitler, em especial no que tange a sua ascensão junto ao partido e ao governo.
Após o Tratado de Versalhes, o regime nazista atribuía a culpa dos problemas da Alemanha aos judeus. Além dos judeus, inciaram perseguição aos negros, aos ciganos, aos homossexuais e aos deficientes físicos. O regime fictício do enredo atribuía a culpa pelo atentado ocorrido no metrô e na escola aos muçulmanos. Posteriormente, fomentou também a perseguição contra homossexuais.
No enredo, o regime de Sutler cria campos de concentração tais quais os da Alemanha nazista.
Existe no enredo uma polícia secreta, chamada em português de Dedos (inglês: fingers). No regime nazista havia também uma polícia secreta, a Gestapo.
Há uma forte crítica ao clero no enredo, mostrando escândalos de pedofilia, assassinatos, e busca pelo poder. Além do mais, no enredo, há um acobertamento por parte do clero (provavelmente anglicano) às experiências feitas em seres humanos.
A fala acentuada de V no filme, provém muito possivelmente do personagem Edmond Dantes, interpretado por Robert Donat, no filme Conde de Monte Cristo, o mesmo que o V assiste.
"V de Vingança", é uma  obra magnífica, uma volta por cima dos irmãos  Wachowski ,desde que deixaram milhares de fãs decepcionados e indignados com o final da trilogia de Matrix.




"Se querem achar o culpado,olhem-se no espelho"    -V for vendetta-

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More