terça-feira, 5 de julho de 2011

Algumas das bandas prediletas de Kurt Cobain que voce talvez nunca tenho escutado antes.

Kurt Cobain deixou uma obra referencial para a geração pós Nirvana, o que muitos não sabem é o que servia de referencial para ele.
Tirando as grandes bandas que já são normais como portas de entrada ao universo do rock, Kurt logo passou a manifestar seu gosto por coisas bem diferenciais do rock alternativo e também do pop.
Quem conhece sua história sabe que ele curtia muito bandas como Oingo Boingo, algumas coisas bem new wave, Hc e Punk  e por um bom tempo foi fissuradaço no classico debut do The Knack "Get the Knack", um albúm que ele levava a tira colo pedindo para que todos  seus amigos ouvissem  o disco.
Logo ele passou a desfilar com camisetas de bandas desconhecidas do publico em geral ,deixando bem claro, o que ele achava que as pessoas deveriam dar uma sacada.
A banda de San Francisco 'Flipper' foi uma delas, com tres discos oficiais lançados entre 82 e 93, foi uma banda que apesar de influenciada por Stooges, Pistols e MC5 alegava fazer a linha P.E.T Rock, uma auto definição particular do som arrastado e anti mainstream feito por eles.
O 'Flipper', mesmo sem atingir  reconhecimento por parte da mídia, que os achava barulhentos demais, foi influencia direta no trabalho de bandas como o Nirvana ,Melvins e Mudhoney.
O R.E.M e o Faith no More, também mostraram reverencia ao grupo chegando a executar covers deles em apresentaçãos ao vivo. 

Os Escoceses do 'Vaselines' também foram outra das bandas que apareceram bastante no estilo de Cobain, tanto que tres sons deles foram gravados pelo Nirvana 'Molly's Lips', 'Son of a Gun' e 'Jesus wants me for a sunbeam', entre 87 e 2003 o grupo lançou 5 albuns.


O americano Daniel Johnston, que ficou conhecido em proporção maior graças ao documentario  " The Devil and Daniel Johnston' foi outro que Kurt reverenciava, o artista cuja obra sempre fora perturbadora e estranha ganhou um grande culto nos anos 90, o fato de Kurt adora-lo ajudou bastante para que as pessoas se interessassem por seu trabalho.
Jad Fair, o fundador da banda americana 'Half Japanese'também era citado por Kurt e a exemplo de Daniel Johnston também possuia uma obra complexa e fruto de uma mente nada convencional.
Kurt tinha atração pelo lado negro da lua, definição do Pink Floyd para o universo mental sem retorno de Sid Barret após sua saída do grupo.
Jad costumava dizer "O único acorde que eu sei é aquele que conecta a guitarra para o amplificador".
Por último cito o 'The Wipers' ,uma banda pouco conhecida de punk rock 77 formada em Oregon e que foi muito cultuada por Cobain  assim como outros artistas,deles  o Nirvana fez covers de “D-7” e “Return of The Rat”,punk de primeira categoria, lembra bastante muita coisa do NIRVANA.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More