sábado, 9 de abril de 2011

Picture- "Eternal Dark" e um pouco da história da banda - post dedicado ao meu chapa Fabrizo

O "Picture"  foi uma daquelas bandas que conheci no auge da safra de bandas que invadiram o mundo na sua maioria vindas da inglaterra em meados de 80, bem quando apareceram aqueles discos que se tornaram especiais na minha memória como "The Power and the Glory" do Saxon, "Killers", "The Number of the Beast" e "Piece Of Mind" do Iron, "Overkilll" do Motor, "Manowar" do Manowar, o primeiro do Ozzy, o Diary, o Bark at the Moon, "Narita" do Riot, "See you in Hell" do Crossfire, "Spellbound" do Tygers of pan Tang", "All for One" do Raven, "Night of the Demon" do Demon, "Screaming for vengeance" do Judas, "Mob Rules", "Heaven and Hell " e "Born Again" do Sabbath, "Court in the Act" do Satan, "Night of the Blade" do Tokyo Blade, "Power of the Night "do Savatage,"Virgin Killer" do Scorpions... ou seja aquela penca de discos que faziam a cabeça da meninada na época ,a lista é muito maior que essa.
Descobri o Picture "Eternal Dark" catando as novidades de Heavy na saudosa loja "Pop Som" ,aqui em Porto Alegre, na real eu ia levar mesmo o "Shout at the Devil" do Motley Crue, mas a capa do quarto album dessa banda Holandesa me chamou a atenção, aquela caveira massa só podia conter um puta disco legal e acabei levando os dois e o "Picture" hoje ainda é um dos discos que guardo com maior carinho na minha coleção, porque era realmente cool.
O "Picture" levou a fama de ter sido a primeira banda holandesa de heavy metal, surgiram em 1979 e logo suas performances se tornaram muito populares na Alemanha , Itália , México e Japão.
O culto em torno deles se alastrou muito abrindo turnes do ACDC, Ted Nugent e o Rose Tattoo.
A aclamação publica fez com que asinassem contrato com a gravadora Warner, logo reinscindido porque a gravadora queria reformatar o som da banda para algo mais pop  fazendo com que acabassem no selo Backdoor records.
Apesar do album "Diamond Dreamer" ser apontado como o melhor da banda, algumas mudanças surgiram em sua formação para a gravação do album seguinte ,o meu predileto "Eternal Dark".
O  vocalista Pete Lovell foi recrutado, juntamente com um segundo guitarrista, Henry van Manen dando inicio á uma nova fase na banda, um Picture mais técnico e  menos pesado para os fans, mas ao meu ver muito longe de ser menos legal ,mas o publico não viu com bons olhos, vai saber porque, talvez pela chegada das novas bandas mais agressivas vindas dos Estados unidos.
A formação rompeu-se por completo, por falta de direção,ficando a cargo do  baixista Rinus Vreugdenhil tocar sozinho o projeto da banda, mas durante seus tres albuns seguintes o cara não segurou a parada direito, a banda acabou taxada de comercial e até de hair metal, uma blasfemia para oas fieis seguidores.
A  formação original tentou seu primeiro reencontro em  88, a quimica estava lá ,mas o valor exorbitante cobrado por seu empresario na época fez com que a banda não passasse do show da reunião.
Em 2007 eles reuniram-se novamente com Pete Lovell nos vocais e fizeram alguns shows pela Holanda sendo muito bem aceitos.
A partir de 2008 a formação caiu na estrada em definitivo e um novo album foi gravado "Old Dogs, New,  Tricks", lançado em 2009 com otima repercussão, 30 anos após o começo da banda.
Em dezembro de 2009 Jan Bechtum anunciou sua saida e em 2010 Rob van Enkhuizen também, sendo substituido por Gert Nijboer.

E mesmo com tantos altos e baixos e "Picture" tem seguido firme e forte na estrada e "Eternal Dark" ainda é um dos discos de Heavy mais legais que ficaram para sempre na minha memória.

5 comentários:

GRAAAAANDE NINO,PICTURE É MAIS UMA DAQUELAS BANDAS QUE NÃO SE SABE O PORQUE DE NÃO TER DADO CERTO.EXCELENTES RIFFS,PESO NA MEDIDA,ATÉ ACHO AS VEZES PARECIDO COM O SOM DO DIO,MAS PENA QUE POUCA GENTE CONHECE.CURIOSIDADE;ESTÁ CAPA DO ETERNAL DARK FOI UMA DAS FIGURINHAS DO ALBUM STAMP COLOR EM MEADOS DOS ANOS 80.VALEU RAPAZIADA,GOOD TIMES ROCK AND ROLL..

Nossa , é a primeira vez que vejo alguém publicar algo sobre esse vinil do Picture . Tenho 30 anos e escuto Metal desde os 07 , e acho que ganhei este vinil com 09 anos...um clássico que está guardado com muito carinho por mim ... uma ótima banda que poderia ter vingado mais.Parabéns pela máteria.
Abraços.
Wilson - Jacareí/SP

Dae companheiros.
Escutava "Eternal Dark" quando tinha quatro anos de idade. Meu pai era banger (de certa forma ainda é)por volta de 1989-1990. Ele tinha em vinil, e eu olhava aquela capa e me borrava de medo, hehehe.
Anos após, já com uns 17, 18 anos, comecei a recuperar diversos vinis daquela época, pois meu pai havia vendido, e consegui reencontrar o "Eternal Dark". Foi o bixo ouvir de volta aquele som. De quebra comprei o "Traitor" também. O vocal é um dos mais fantásticos de todos os tempos na minha opinião

Eu quero muito ver a banda Picture tocar aqui em Belém do Pará, tocar na integra todos os seus albuns e ter como bandas de abertura, as bandas Stress, Inferno Nuclear e Desgrace Suicide.

Por favor, banda Picture, venha tocar aqui em Belém do Pará, estamos aguardando por voces!

O solo da power of evil lembra man on the silver mountain... e a Eternal Dark, o solo, lembrou lost johnny do Mothor Head, porém ambas mais lentas. E a voz do Paul Stanley... mas valeu. Com certeza influências e ótimas por sinal. Legal a banda. Eu não conhecia.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More