segunda-feira, 30 de maio de 2011

O mundo fantástico da "Hipgnosis", a equipe de designers que criou algumas das capas mais sensacionais e célebres da história do rock.

A Hipgnosis foi uma equipe de designers  formado inicialmente por Storm Thorgerson, Aubrey Powell, e, mais tarde, Peter Christopherson.
Em 1968, Thorgerson e Powell foram abordados por seus amigos do Pink Floyd para desenhar a capa do segundo álbum do grupo, A Saucerful of Secrets. Isso levou a um trabalho adicional para a EMI, incluindo fotos e capas de álbuns para o The Pretty Things,  Free  e Toe Fat.
Na época então alunos de arte da Royal College of Art de Londres, eles utilizavam os equipamentos existente na academia, como a camara escura para desenvolverem suas ideias ,mas ao termino da faculdade e com um reconhecimento já bastante caloroso tiveram de se virar para montrem sozinhos seu próprio estudio, começaram usando o banheiro de Powell como sala escura e no inicio dos anos setenta conseguiram alugar seu próprio estúdio.
Adotaram o nome de Hipnose ,por ser algo contraditorio, por curtirem a palavra ,a idéia para eles passava a sensação de ser algo novo, groovy, gnostico e com relação a antigas formas de conhecimentos.
 A Hipgnosis ganhou destaque internacional  em 1973 com seu design da famosa capa do Pink Floyd, The Dark Side of the Moon. O projeto final foi uma das várias versões preparadas para a banda para escolher, mas de acordo com o baterista Nick Mason, o "prisma / pirâmide  foi a escolha imediata e unânime. O registro em si foi um grande sucesso, tornou-se um dos maiores álbuns vendidos e um dos maiores hit-parade de todos os tempos, colocando-o nas mãos de milhões de fãs, e desde então tem sido aclamada como uma das melhores capas de álbuns de todos os tempos  
Depois disso, a companhia explodiu a  demanda de solicitações, e fez muitass capas de bandas de grande visibilidade e de artistas como Led Zeppelin Genesis, Ufo, Black Sabbath, Peter Gabriel, The Alan Parsons e Sim. Eles também desenharam a capa da edição original de bolso do Guia do Reino Unido Douglas Adams "O Mochileiro das Galáxias".
Peter Christopherson juntou Hipgnosis como assistente em 1974, e mais tarde tornou-se um parceiro de  direito. A empresa empregou muitos assistentes e outros membros na equipe ao longo dos anos. Destacandor freelancer como George Hardie( que já havia feito a capa do primeiro albúm do Zeppelin), Colin Elgie, Richard Evans e Richard Manning.
 Um fato notável foi que a Hipgnosis não possuia uma taxa fixa para a concepção da capa de um álbum  pediam que os artistas "pagassem o que achavam que valia a pena", uma política que apenas ocasionalmente saia como um tiro pela culatra, de acordo com Thorgerson em seu livro sobre a história do projeto.
A Hipgnosis abordava um esquema para projetar um álbum com fotografias  fortemente orientado de maneira  original e inédita na época, e foi pioneira na utilização de muitas técnicas inovadoras  visuais.
Em especial, a essencia do trabalho de Thorgerson & Powell era o surrealismo, fotos manipuladas elaboradamente (utilizando truques de câmara escura, várias exposições, retoque aerógrafo, técnicas e mecânicas de cortar e colar) foram precursores do que viria, mais tarde,a ser chamado como o nosso conhecido photoshop. Eles usavam principalmente câmeras Hasselblad de médio formato para seu trabalho, o formato de filme quadrado acabava especialmente adequado ás imagens que ilustrariam as capas.
A questão da teatralidade em varias de suas capas vinha do fato de que Powell e Thorgerson eram estudantes de cinema e muitas vezes utilizavam atores para suas idéias, o formato das capas duplas era perfeito para esboçarem completamente suas idéias usando atores e amigos que eram de seu grupo social.
O grupo dissolveu-se em 1983, e apenas Storm Thorgerson deu continuidade á seu trabalho, modernizando cada vez mais sua técnica, uma das capas mais recentes foi a da "Black Hole and Revelations", penultimo albúm do Muse, fiquem um pouco com boa parte dos grandes trabalhos desses caras que adaram junto de toda história do rock.



















































































































Storm Thorgerson

1 comentários:

Bela postagem! Poxa esse estudio criou perolas da arte moderna. Não sabia que tinha feito a primeira capa do Black Sabbath. Sou fan incondicional do estudio Hipgnosis, talvez uma das maiores influencias para fazer Design Grafico.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More