quinta-feira, 31 de março de 2011

Lá, nos idos de1945... é lançado o single de 45 rotações e suas variantes consequentes

O formato vinil de 45 rotações e 7 polegadas foi inventado e introduzido pela RCA em 1945, em 31 de março, e acabou dividido entre os chamados EP e o Single e maxi.
A  intenção era a de concorrer com o lp de 33 1/3 criado um ano antes pela Columbia Records.
O tradicional Lp, abreviatura do inglês Long Play ou  "12 polegadas" possuia 31 cm de diâmetro que eram tocado a 33 1/3 rotações por minuto. A sua capacidade normal era de cerca de 20 minutos por lado. O formato LP era utilizado, usualmente, para a comercialização de álbuns completos. Nota-se a diferença entre as primeiras gerações dos LP que foram gravadas a 78 RPM (rotações por minuto), formato que tornou-se obsoleto e ultrapassado.
O EP: abreviatura do inglês Extended Play. Disco com 17 cm de diâmetro e que era tocado, normalmente, a 45 RPM. A sua capacidade normal era de cerca de 8 minutos por lado. O EP normalmente continha em torno de quatro faixas.
O Single ou compacto simples: abreviatura do inglês Single Play "7 polegadas"  tinha também 17 cm de diâmetro, tocado usualmente a 45 RPM (no Brasil, a 33 1/3 RPM). A sua capacidade normal rondava os 4 minutos por lado. O single era geralmente empregado para a difusão das músicas de trabalho de um álbum completo a ser posteriormente lançado.
Já o Maxi single ,também conhecido como "bolachão" ,esse formato possuía 31 cm de diâmetro e  era tocado a 45 RPM. A sua capacidade era de cerca de 12 minutos por lado.

O formato CD Foi inventado em 1979, e comercializado a partir de 1982, O boom do CD durou de 1984 a 2000, com a proliferação do formato mp3 disponíveis gratuitamente na rede, desde então a industria músical tem enfrentado um verdadeiro colapso e o reinteresse pelo formato vinil passou a crescer gradativamente, já que mesmo fora de moda ele jamais deixou de ser produzido, sua vendagem ainda é lenta porém já é possível que voce entre em uma loja que antes só expunha cd's e veja suas paredes decoradas com Lp's, coisa que é linda de se ver.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More