sexta-feira, 1 de abril de 2011

"APRIL WINE" - ' NATURE OF THE BEAST' 1981

Não há como não dar espaço para essa banda canadense, formada em 1969 e  que até hoje ainda se encontra na batalha  levando multidões de fiéis a seus shows.
Com 25 albuns gravados, infelizmente os caras não conseguiram entrar para o grupo "A" dos medalhões do rock n' roll, mas possuem um culto de respeito, mesmo entre os altos e baixos que uma carreira tão longa pode gerar.
O primeiro sucesso veio no segundo disco com a versão de  'You could been have been a lady" do "Hot Chocolate", permanecendo 11 semanas nas paradas da Billboard.
No terceiro album, "Electric Jewels" foi onde a banda começou a enfrentar os primeiros obstáculos com a saída de integrantes e a difícil escolha de conseguirem colocar substitutos á altura pra dar continuidade ao sucesso que estavam começando a ter, mesmo com as mudanças o albúm foi bem recebido e a estrutura dos shows passou  a ter um acabamento mais requintado, o que ajudava a manter os fans empolgados.
Depois de lançarem um disco ao vivo, em 75 eles retornaram com o albúm "Stand Back", onde gravaram uma das mais populares canções da banda , "Oowatanite".
Continuaram gravando bons albuns ,sempre atingindo discos de platina até que em 77 ,um fato inusitado fez com que eles chamassem ainda mais a atenção, foram recrutados para um show benefiencte no famoso club "El Mocambo" para abrirem uma banda que tentou passar despercebida ,mas não conseguiu porque a tal "The Cockroaches" nada mais era do que os proprios "Rolling Stones" e, lógico, o segredo foi descoberto e uma multidão gigantesca estava lá para ve-los junto ao "April Wine", após isso nada mais os  segurava nos Estados Unidos e eles passaram a tocar com grupos então gigantescamente famosos por lá como "Rush" e o "Styx".
Ainda em 77 eles adicionaram um terceiro guitarrista dando mais força ao som que faziam.
O albúm "First Glance" de 79 emplacou mais um enorme sucesso, a canção "Roller", que garantiu mais uma vez 11 semanas na Billboard e o primeiro disco de ouro fora do Canadá.
O disco seguinte veio com uma sonoridade bem mais pesada e chamou-se "Harder....Faster" com ele emplacaram "Say Hellow" e "i Like to rock" levando-os a passar 40 semanas nas listas de sucessos da Billboard. A tour do disco acompanhou o  'Nazareth', que a essas alturas já era considerada uma das grandes bandas do rock n' roll, e os headliners sofreram um bocado para superar o fenomeno "April Wine" .
Mas foi com o albúm de 79 " Nature of the Beast' que eles alcançaram o sucesso definitivo, estourando sons como "Just between you and me" e  "Sign of the gipsy Queens" em nivéis inacreditaveis de popularidade, a banda passava dos clubes para estádios lotados, como conseqeuncia de tanta exposição e trabalho eles acabaram esgotados fisica e mentalmente dando uma pausa de quase dois anos.
A volta com o albúm "Power Play" deu inicio a decadencia do grupo, tendo criticas negativas e um abandono gradativo de publico, mesmo com toda parafernalia montada para causarem a maior imrpessão possivel, a partir daquele momento os albuns da banda começariam a cair em vendagens e a banda começou a rachar.
Após "Nature of the Beast" ,embora a banda continuasse ,varios membros começaram a trabalhar em carreiras solo e complicações contratuais com o nome do "April Wine" foram um verdadeiro pé no saco para o grupo.
Armaram retornos, gravaram discos ao vivo, alguns albúms sem tanta repercussão como antigamente, mas seguiram em frente.
Em 2010 eles foram introduzidos e com razão  no " Canadá Music Hall of Fame"  e ainda seguem tocando.
Curtam minha homenagem a esse excelente disco de Rock n' roll  e se gostarem, como eu gosto, deem uma vasculhada no material que esses canadenses lançaram ao longo de 35 anos de estrada, eu recomendo.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More